Insuficiência

Tudo é culpa minha. O que é, o que não é e as vezes o que ainda nem aconteceu. Não conseguir enxergar seu lado bom, machuca, dói, e não tem muita explicação. Acontece que de repente isso vai dominando, e eu sentia como se aquilo fizesse parte de mim, eu normalizo algo que não deve ser normalizado.

Intensidade na insuficiência, acho que isso é o que mais machuca, que dor chata, não conseguir desabafar ou ao menos explicar, dói. Mas de qualquer forma, eu não me sinto suficiente para as pessoas ao meu redor, eu não me sinto suficiente para o meu eu, não me sinto suficiente nos estudos, no esporte, eu sempre busco mais de mim mesmo quando já dei todo o meu máximo. Esse texto não é uma vitimização, sentir dó de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno é ainda pior, achar que elas fazem “drama” ou “querem atenção” te torna uma pessoa terrível. As pessoas só buscam paz, assim como acho que você também busca. Esse texto é um alerta, um alerta de que existem pessoas que sorriem o dia inteiro com o mundo desmoronando e as vezes nem elas mesmas sabem disso porque como eu, acostumaram a tratar como normal algo que vai sugando até a ultima gota de alma que te resta, é um alerta porque pessoas pedem ajuda todos os dias e você ignora por achar drama, elas não falam diretamente mas estão pedindo ajuda e não, você não é obrigado a perceber o pedido de ajuda, mas se você puder ao menos ter compreensão com quem está ao teu lado, você e eu não sabemos o que rola por trás de cada sorriso, a história, o peso que ele carrega [...] Eu pedi ajuda, indiretamente, mas não culpo ninguém por não ter percebido, eu não conseguia desabafar, eu não conseguia, e isso foi virando parte de mim, da minha rotina, e agora eu percebo o quanto isso foi me tomando de mim mesma, foi me tirando aos poucos o ânimo de fazer coisas, de ver pessoas, de sair, de aproveitar, eu tenho SÓ 16 anos, o que é a vida com 16 anos?

A sensação de insuficiência me sugou de uma tal maneira que hoje em dia eu já não ligo mais, e dói não ligar mais pois isso é um pouco de ingratidão com quem se importa. É que com 16 anos vocês acham que a vida é perfeita, que não há contas para pagar, não há filhos para cuidar, que tudo é maravilhoso pois nossa única obrigação é estudar, e por isso muitas vezes vocês deixam de perguntar o que está se passando na vida de tal pessoa por quererem antecipar isso e tirarem suas próprias conclusões. “Com só 16 anos”, você não tem noção do que outra pessoa passou durante todos esses incríveis 16 aninhos, 12, 23 ou 45. Simplesmente porque saúde ou doença mental, NÃO TEM IDADE.

Se você conhece alguém que indiretamente busca por ajuda, ou tem indícios de começar a ter algum tipo de transtorno na sua personalidade, seja solidário, se coloque sempre no lugar, você gostaria? Mas por favor, não a coloque no papel de vítima, não existe vítima ou culpado, não é um crime, é um transtorno, não a trate como se ela não tivesse saída, todos tem.
E se você passa por qualquer tipo de transtorno, se sente mal consigo mesmo, sente que algo está errado, fique calmo, para tudo tem solução. Tente buscar por ajuda, e não normalize algo que não é normal. Cuide de si mesmo, só você se ama da maneira mais correta de se amar.

MAIS EMPATIA 

Comentários

  1. Essa palavra empatia, acho que ela resume tudo! Se as pessoas se colocassem mais no lugar das outras muitas coisas seriam diferentes e melhores.. Temos que praticar mais empatia!
    Torço muito que se não superou isso você supere logo, como você falou você tem apenas 16 aninhos, isso vai ser uma fase e que vai passar e você mais na frente vai olhar pra trás e ver o quanto isso te acrescentou de alguma forma, acho que tudo na vida tem um proposito, só de você está escrevendo esse texto de está falando sobre ja é um passo muito importante, muitas pessoas se sentem assim como você, eu ja me senti assim e hoje com meus 22 anos posso dizer que por mais que pareça que isso tudo não vai passar, pode acreditar que vai sim, você tem uma vida inteira pela frente, foca nisso, e se precisar conversar to aqui!
    beijos linda♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pesado e intenso ler isso. Fico muito grata que ainda existem pessoas que como você disse, praticam a empatia. Realmente é uma fase muito complicada e já me sinto grata de ter conseguido falar sobre, muitas pessoas tentam ignorar o que sentem quando se deve enfrentar, muito obrigada por todo o carinho <3 Beijos

      Excluir
  2. Oi Iane, tudo bem?
    Realmente falta empatia no mundo, mas a gente aprende aos poucos a julgar menos e tentar ajudar mais. E se me cabe te deixar um conselho, respira e viva um dia de cada vez; como você mesma falou são só 16 anos, ainda há muito o que viver e aprender, e essa crise de ser insuficiente acontece com todo mundo em algum (ou em muitos) momento da vida, serve para que possamos olhar para dentro de nós mesmos e lapidar bem lá no fundo o que temos de melhor. É isso mesmo que você leu, esses momentos nos tornam melhores.
    Respira fundo, não cobre tanto da vida, ela é longa e temos tempo para conquistarmos o que queremos e melhorar o que precisa ser melhorado!

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que lindo ler isso tudo e perceber que ainda existe empatia, mesmo que pouca! Muito obrigada por esse carinho, é muito bom ler tudo isso, mesmo que seja de alguém que não te conhece. Beijão

      Excluir

Postar um comentário