5 dicas para melhorar o empenho nos estudos


Oii, para quem não sabe eu ainda tenho só 16 aninhos, o que faz de mim uma triste estudante do 2º ano do ensino médio. E eu sei mais do que ninguém a pressão que temos, inclusive em relação ao ENEM. Pensando nisso, e na dificuldade que geralmente sinto em estudar, separei 5 dicas básicas que facilitaram muito minha vida e hoje me sinto bem mais focada. Vamos lá?




Então chega de enrolar e bora lá ao que interessa:

1ª – ORGANIZAÇÃO
Se organizar é MUITO importante na hora dos estudos, principalmente porque o nosso cérebro funciona melhor com organização. Eu aconselho você fazer cronogramas de estudos, separando dias da semana mais tranquilos para você estudar, horários que você pode realmente se dedicar e destacar as matérias que precisam de mais atenção, assim, além de organizar seu dia e poder fazer outras coisas, você ainda deixa seu cérebro bem mais confortável.

2ª – TENHA UM LUGAR PARA ISSO
Essa dica é essencial, ter paz para estudar é algo primordial para um bom empenho. Por isso, reserve um local que você tenha tranquilidade, com pouco barulho, para que possa focar bastante, de preferência um lugar sem muitas distrações, apenas com o necessário. No meu caso, uso uma mesa no meu quarto mesmo, ele é afastado dos outros quartos e tenho bastante concentração para estudar.

3ª – NÃO SE PILHE
Parece uma dica muito óbvia, mas muitas pessoas ainda vivem se cobrando (confesso que faço um pouco disso e, por isso, não recomendo) em relação aos estudos, principalmente os alunos do 3º ano que acham que decidir a faculdade tem que ser algo do dia para a noite. Hoje, não se vive mais só da faculdade, claro que ainda é algo de extrema importância para todos, mas não é algo mais para se desesperar, o importante mesmo é você ter prazer em fazer aquilo, então se você sentir prazer em cozinhar, apenas cozinhe, não tente agradar as pessoas e muito menos se desgaste por isso, tente sempre pensar em estudos como uma diversão, adote isso como um de seus hobbies. Lembre-se sempre: UM BOM PROFISSIONAL TEM UMA BOA SAÚDE MENTAL.

4ª – USE A TECNOLOGIA
Hoje o que não falta são apps que incentivam os estudos e até ajudam, além deles também existem sites como o Stoodi que facilitam com a disponibilização de exercícios e aulas. Além dos sites ainda existem plataformas como o ProEnem e o Descomplica que disponibilizam vídeos-aulas toda semana, todos os dias, para que você desvende todas suas dificuldades. Sabe aquele professor que fala tudo embolado? Problema resolvido.

5ª – TENTE MONTAR GRUPOS
Sempre existe mais de uma pessoa ao seu redor que tem dificuldade em alguma matéria, a troca de informação nessas horas é essencial, por exemplo, eu e minhas amigas compartilhamos bastante conhecimento, visando que sempre tem uma que entende melhor determinada matéria do que as outras, e se ajudando, ambas conseguem atingir seus resultados. Faça o possível para montar grupos de estudos, pedir ajuda para os amigos, e também ajudar, afinal, compartilhando conhecimento você aprende muito mais sobre aquilo.



Enfim, essas foram as dicas e espero que funcione com vocês assim como funcionou comigo.
E aí, o que você faz para se empenhar nos estudos? Comenta aí
Beijão

Comentários

  1. Ótimas dicas! Pra mim a organização é a chave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, uma mente com organização funciona bem melhor. Beijos, volte sempre

      Excluir

Postar um comentário